NBCM

Constituição: 11 de maio de 2012

Email – nucleobcm@campus.fct.unl.pt
Página do Facebook – http://facebook.com/nucleobcm

O Núcleo de Biologia Celular e Molecular (NBCM) foi criado em 11 de Maio de 2012 por iniciativa dos estudantes de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de ciências e tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT UNL). O NBCM tem por objetivo aumentar a cultura científica relativamente às ciências da vida, com especial atenção ao nível celular e molecular da Vida, procurando aproximar os estudantes da realidade científica.

 

NuBISA

Email – nubioisa@gmail.com
Website – http://nubioisa.wix.com/nubisa
Página do Facebook – http://facebook.com/nubioisa

O NuBISA, Núcleo de Estudantes de Biologia do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, apresenta-se como plataforma de ligação dos estudantes de Biologia (e não só) do ISA (uma vez mais, e não só) tanto ao nosso instituto centenário como à “rede interuniversitária” que nos rodeia.
Para isso conta sempre com equipas dinâmicas que consigam desenvolver um plano de actividades recheado de eventos interessantes, sejam eles as já tradicionais palestras à hora do almoço (os nossos Bio-Almoços), workshops, saídas de campo, sessões de mesa aberta e convívios biológicos.
Ainda nesta óptica, tenta inovar-se com a realização de novas actividades como sessões de discussão de documentários, fins-de-semana de biólogos e com as Jornadas de Biologia que este ano estão a ser organizadas de forma a que sejam mais apelativas aos estudantes de fora, por isso não percam!

 

NEB/AAC

Constituição: 25 de março de 1998

Email – neb.aac.uc@gmail.com
Página do Facebook – https://www.facebook.com/neb.aac.uc

Pertencendo à mais antiga Universidade portuguesa assim como à maior associação de estudantes do ensino superior do País, o Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC), fundado a 25 de Março de 1998, é um dos 26 núcleos da Associação Académica de Coimbra e representa mais de 700 alunos. Uma vez integrados no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, que oferece formação em três grandes áreas (Antropologia, Biologia e Bioquímica) e é responsável por um leque alargado de ofertas educativas ao nível de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, o NEB/AAC tem como principais objetivos o progresso nas saídas profissionais e pedagogia dos nossos estudantes, a integração dos mesmos nas mais variadíssimas atividades de interesse promovidos pela Faculdade, Associação Académica e outros, divulgação e prestação de todos os possíveis apoios a projetos de interesse coletivo (estágios, palestras, seminários) e fomentar a inter-relação e convívio entre alunos-professores-Universidade.

 

NEBUTAD

Email – nebiologiautad@gmail.com
Página do Facebook – https://www.facebook.com/nebutad.vilareal

O NEBUTAD foi reactivado em 2010, e desde essa data até ao presente, tem crescido muito dentro do mundo do associativismo e procurando sempre o melhor para os estudantes de Biologia, organizando diversos eventos diferentes, tanto de carácter educativo como de carácter recreativo, como alguns exemplos, tendo já organizado várias biojornadas, ajudado na organização do XVI ENEB 2013 Vila Real, e mais recentemente o novo Fórum de Ciências Biológicas. Em 2011 foi um dos Núcleos que ajudou a retomar a ANEBio, e sempre esteve presente dos seus membros a promover todos os ENEBs organizados desde 2011!

 

NEBAç

Constituição: 29 de maio de 2012

Email – neb.acores@gmail.com
Página do Facebook – http://facebook.com/nebacores

O NEBAç (Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade dos Açores) foi fundado a 29 de Maio de 2012 e desde então tem vindo a apoiar e a acompanhar os estudantes do Departamento de Biologia da UAç, desenvolvendo eventos e actividades recreativas e/ou científicas de interesse para os alunos, promovendo simultaneamente a cooperação e interação entre os mesmos e os docentes. Actualmente dispõe de uma equipa de 15 elementos que trabalham para elevar cada vez mais o prestigio associado à sigla NEBAç.

 

NEBUA

Constituição: 1 de abril de 1998

Website – www.nebua-aaualg.wix.com/nebua
Email – nebua@aaualg.pt
Página do Facebook – https://www.facebook.com/nebua.ualg

Em 1997, após o segundo Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (II ENEB) realizado em Aveiro, decidiu-se instaurar uma comissão organizadora deste Núcleo. Sendo desde 1998 uma secção autónoma da Associação Académica da Universidade do Algarve. Atualmente, o NEBUA faz-se representar na Associação Nacional de Estudantes de Biologia, trabalhando no sentido de uma representação digna dos problemas dos estudantes de Ciências Biológicas a nível nacional, bem como na organização de diversas atividades de interesse para estes.
O NEBUA tem já muitas atividades no seu historial, contando com a participação na organização de um Congresso Europeu (Symbiose – 1998), organização de vários Encontros Nacionais de Estudantes de Biologia (2000,2005 e 2014), cursos de fotografia de Natureza e Vida Selvagem, a Semana de Ciências do Mar e do Ambiente (2002), a Semana do NEBUA ( 2013, 2014, 2015, 2016), diversas exposições (fotografia de Pesca do Atum nos Açores, Artes de Pesca Artesanal no Rio Guadiana), inúmeros workshops, palestras, saídas , de campo a Parques e Reservas Naturais (Gerês, Doñana, Monfrague), curso de Ilustração Científica, tendo ainda, trazido para a Universidade o V Festival Internacional do Filme de Divulgação Científica (TeleCiência 2003). Desde modo, o NEBUA tenta proporcionar aos alunos de Biologia e de Biologia Marinha da Universidade do Algarve atividades não presentes do plano de estudos do curso, de modo a aumentar a sua consciencialização para temas de diversas áreas científicas.

 

NEBUP

Constituição: 5 de fevereiro de 2004

Email – geral@neb.up.pt
Website – www.neb.up.pt
Página do Facebook – http://facebook.com/nebup
Instagram – https://www.instagram.com/nebup/

O Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP) é uma associação juvenil que reúne os estudantes das Licenciaturas em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e em Ciências do Meio Aquático do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS).
Os principais objectivos são realizar e publicitar atividades pedagógicas para jovens, promover a formação dentro da área da Biologia, assegurar a promoção dos interesses dos estudantes das licenciaturas representadas, promover a ligação ao meio sócio-profissional dos estudantes das licenciaturas acima referidas, manter uma rede permanente de troca de informação, promover o intercâmbio e cooperação inter e intra universitárias nacionais e internacionais e sensibilizar os sócios para as suas obrigações sociais, éticas e morais.
Para atingir estes objectivos, temos em vista a realização de vários projetos, nomeadamente visitas a institutos de investigação, saídas de campo, workshops, palestras e outras atividades nas quais contamos com a participação de toda a sociedade.
Por último, está atento às novidades e não percas os próximos eventos. Até porque o núcleo criou uma Agenda de Eventos de Biologia em que podes estar ao corrente de tudo o que se passa em Portugal relacionado com as Ciências Biológicas!