AGComunicado da Associação Nacional de Estudantes de Biologia: A relevância das Assembleias Gerais

Estudantes de Biologia,

O Ensino Superior é um espaço de aprendizagem e preparação para o futuro, onde os e as estudantes não só se preparam para o mundo do trabalho, mas também criam espírito crítico e ativismo/consciência social.

Em prol de uma formação completa, que englobe a teoria e a prática, que reúna o específico e o transversal, que abrange “soft skills” e espírito reflexivo, capaz de tomar decisões em autonomia e capaz de construir soluções em sociedade para os grandes problemas que rodeiam a humanidade nos dias de hoje, em prol de todas estas razões e muitas outras, torna-se fundamental a emancipação dos e das Estudantes enquanto Pessoas ativas e participativas na sociedade.

A Associação Nacional de Estudantes de Biologia esforça-se para completar estes objetivos que vão de encontro aos interesses dos e das Estudantes de Biologia, na criação de uma voz a nível nacional, com capacidade de resposta e interação com a totalidade dos e das Estudantes de Biologia.

É neste sentido que reforçamos e salientamos a relevância das Assembleias Gerais dos e das Estudantes de Biologia. É nesse espaço, construído com imenso esforço, que qualquer Estudante de Biologia pode entrar e expressar a sua opinião em todos os tópicos relacionados não só com a Associação em si, mas mesmo relacionados com o Ensino Superior no geral.

No final das contas, nós existimos para representar e defender os interesses dos e das Estudantes de Biologia, e essa tarefa nunca será verdadeiramente completada enquanto as Assembleias Gerais (o órgão mais importante de qualquer Associação Estudantil!) não estiverem a abarrotar de Estudantes participativos e ativos, com capacidade de debater, defender e propor ideias!

Finalmente, e dito tudo isto, serve este comunicado para apelar aos Delegados e demais representantes das comunidades académicas de cada curso de Ciências Biológicas que se esforcem por participar mais ativa e assiduamente nas Assembleias Gerais, pois sempre que um conjunto de estudantes falta, a sua voz enfraquece e, consequentemente, a voz total também diminui.

Saudações académicas e votos de continuação de um bom percurso,

Francisco Pascoal, Vice Presidente da Direção da Associação Nacional de Estudantes de Biologia

Categorias: Atividades

Artigos relacionados

Atividades

Mensagem de Boas Vindas – Colocações 2017/2018

A ANEBio dá as boas vindas a todos os novos estudantes de Ciências Biológicas! Boa sorte nesta nova etapa que iniciam. Lembrem-se sempre que, caso necessitem, podem pedir ajuda e informações aos vossos Núcleos ou Ler mais…

Atividades

Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2025

No próximo dia 25 de Julho vai decorrer o Colóquio, de entrada livre, sobre a Proposta e Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2025 no qual estarão presentes o Bastonário da Ordem dos Ler mais…

Atividades

Tomada de posse para o 13º mandato

No passado dia 8 de Julho, na Universidade do Minho, em Braga, tomaram posse os Orgãos Sociais da ANEBio – Associação Nacional de Estudantes de Biologia para o mandato 2017/18. A tomada posse contou com Ler mais…