Como aceder ao curso de Biologia?
É necessário ter pelo menos uma das seguintes provas de ingresso:

  • Biologia e Geologia
  • Física e Química
  • Matemática A
  • Português (só na ULHT)

Dependendo da instituição é possível concorrer com uma prova ou duas, sendo que a percentagem da prova de ingresso pode variar de 35% a 50%. Esta última % é a mais utilizada na maioria das faculdades.

O que caracteriza um curso de Biologia?
Em Portugal são 12 as instituições que leccionam o 1º Ciclo da Licenciatura em Biologia.

Apesar de cada academia ter o seu método de avaliação e Unidades Curriculares que podem variar de instituição para instituição, uma licenciatura que cumpra os requisitos da Ordem dos Biólogos deve ter conteúdos curriculares com disciplinas de formação base, disciplinas genéricas das ciências biológicas, disciplinas de especialização, disciplinas complementares, disciplinas didático-pedagógicas e ainda um estágio ou projeto.

Assim sendo, os conteúdos disciplinares nas universidades portuguesas, no curso de Biologia, devem passar pela Biologia Molecular, Genética, Microbiologia, Biologia Celular, Fisiologia (Animal e Vegetal), Morfologia (Animal e Vegetal), Biologia do Desenvolvimento, Taxonomia e Sistemática, Zoologia, Botânica e Ecologia.

Sabe mais em DGES!

Ensino Superior em Portugal
http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/90DBE647-5CB6-4846-B88F-101180D9E425/5053/DiagramaSESPpt.pdf

Qual é a taxa de desemprego em Portugal?
Em Portugal existem vários cursos da área das Ciências Biológicas, sendo que nenhum ultrapassa os 14% de taxa de desemprego.

Taxa de Desemprego

No entanto não existem dados disponíveis suficientes para os seguintes cursos:

Biologia (UAç, UMa e ISPA); Biologia e Biotecnologia (IPB); Biologia e Geologia (UAv); Biologia Humana (UÉ); Ciências do Mar (UAv e UAlg).

Fonte: http://infocursos.mec.pt/  (5/01/2016)